Bem-vindos ao “Estórias de Bicharocos e Bicharada”, um blogue dos 7 aos 77 anos

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O Pernilongo distraído


- Ei, Longos! Sempre vens ou não?
- Pá, ‘tou feito! Não me aborreças agora!
- Mas, já tínhamos combinado há bué, meu! Hoje é a final. Super importante!
- Importante? Nada é mais importante do que isto! Só te digo que ‘tou feito à posta!
- À posta? ‘Tás bem?
- Que é que achas? Estou feito, já te disse. Olha, Pernas, diz ao pessoal que hoje não vai dar. Quero lá saber da final! Rico final vou eu ter!
- Queres dizer-me o que se está a passar? Quem te vir diz que és tonto, Longos. Já está lá tudo à espera, só faltas tu. Daqui a nada, ficas com as pernas brancas. Uhuh! Que cena marada! O Longos de perna branca. Vais levar um baile!
Ah! É verdade, a tua mãe queria falar contigo. Passei lá para te ir buscar e ela disse-me…
- Ai! Não quero saber! Não quero saber! Vou levar é das poucas, isso é que vou. Deixa-me, Pernas. Se me livro desta juro… juro… sei lá, que nunca mais venho nadar com aquela cena.
- Mas que cena? Cenas ‘tás é a fazer tu, aqui, ora vai abaixo, ora vem acima, ora baixa o traseiro, ora tira. Nem a nadar estás, qual é? Olha, a tua mãe mandou…
- Qual é? Não me fales na minha mãe que me passo! Já viste um jovem pernilongo à beira dum ataque de nervos?
- Olha-me este! E se me dissesses o que se passa, hã? Mas deixa-me dizer-te o que a tua mãe…
- Esquece a tua tia, Pernas! Nunca a viste virada, pois não?
- Longos, já nos conhecemos desde sempre, bolas! Diz lá que eu ajudo-te. Não há-de ser nada do outro mundo…
- Vai ser, se eu voltar para casa e disser à minha mãe o que aconteceu!
- A tia Longuita? Ái que já não estou a perceber nada! Ela nunca te bateu, meu!
- Mas desta, levo por todas as que fiz e que não fiz, acredita!
- Bom! Diz lá o que fizeste. Sou teu amigo ou não sou? Se quiseres até digo à tua mãe que fui eu. A mim ela não me diz nada, ou antes, disse. Pediu para…
- Disse que tu és super organizado, não foi? Ela ‘tá sempre a dizer-me: “Longuitos, Longuitos! És tão distraído, filho! Podias ser como o Pernitas. Mas não! Deixas tudo em qualquer lado, nunca sabes onde puseste as coisas. Depois andas aflito. E patati e patatá…
- Isso é o que ela te diz! A minha mãe está sempre a dizer-me que eu leio até altas horas! Que estrago a vista!...
- Eh!Eh! Agora até me fizeste rir, e eu não me posso rir, ouviste? E não me fales em vista! Olha, é assim, e, se deres ao bico, eu ‘tou feito, mas tu, Pernas, começa já a dar de patas porque digo ao pessoal que não adormeces sem ser com a luz acesa.
- Pá, essa não, meu! ’Tás-me a gozar? Prometeste que não abrias nunca o bico, ‘Gus!
Vais dizer-me ou não? Vamos ficar aqui o dia todo? Já ‘tou com as pernas a doer.
- A minha mãe diz-me sempre para eu não usar as lentes quando vou nadar, né? E já viste quantas me comprou este ano. Até me cortou a mesada.
- Pois cortou e quem se tem que chegar à frente sou sempre eu.
- Então, acordei cedo e pensei em vir nadar e pus as lentes.
Estava o nosso Longos a contar e não reparava, aflito que estava, que o primo já se ria como um perdido.
- Ainda gozas? Pá, perdi as lentes! Eu ‘tou feito! Pára de te rir e ajuda-me a procurar.
- Longos! Queres ouvir-me?
- Quero que me ajudes! Sem as lentes é que eu não saio daqui!
- Tu não perdeste nada, meu!
- Não perdi o quê? Estou-te a dizer que não consigo ver direito, já nem sei se é do nervoso, se é de quê!
- Longoooooos!
O Longos olhou e viu que o primo tinha uma caixinha na asa!
- Pernas! Também vais usar lentes? Queres ver que é de família?
- Longos! São as tuas lentes, meu!
- Bolas! Viste-me aqui aflito! Já me imaginava sem mesada para a vida inteira!
Que alívio! Desta já me safei! Olha, que é que queria a minha mãe dizer-me?
- A tua mãe pediu que te trouxesse as lentes, trengo!
- Podias ter-me dito logo!
O Pernas pousou a asa no ombro do primo e disse a rir:
- És mesmo um Longas, ó Longos! ‘Bora lá que o resto do grupo já deve ‘tar é seco de esperar.

Texto de Cristina Miranda - Blogue: Lugarejo de Palavras (Todos os direitos de autor reservados)

40 comentários:

Unknown 17 de agosto de 2009 às 21:23  

Pernilongo (Himantopus himantopus)

Durante a época dos ninhos, os pernilongos são os “reis” das salinas: com a sua silhueta elegante e as suas vocalizações ruidosas, dificilmente
passam despercebidos.

De fácil identificação, o pernilongo chama a atenção pelo forte contraste da plumagem: o corpo, a cabeça e o pescoço brancos contrastam com as
asas pretas. As longas pernas rosadas conferem a esta limícola um
aspecto de pernalta. O bico preto é fino e rectilíneo.
O nome espanhol desta espécie, “cigueñela”, é bastante sugestivo, dado que as cores e a silhueta desta ave faz lembrar uma cegonha em miniatura.

In: www.avesdeportugal

Gata Verde 17 de agosto de 2009 às 23:18  

Tão gracioso!!!
;)

beijocas

Cris 18 de agosto de 2009 às 00:03  

Obrigada, Lena. Lembra uma cegonha em miniatura, sim!
Foi com todo o prazer que escrevi. Só espero que gostem um bocadinho que seja da estória, tanto quanto eu adorei receber este conjunto de imagens fabuloso do nosso amigo Pernilongo!

Beijitos mil e mais uma vez, parabéns e um obrigada apertado, Linda!
Correndo o risco de me repetir: Ai como eu gosto tanto desta tua forma de olhar!

Fernando Santos (Chana) 18 de agosto de 2009 às 00:39  

Olá Helena, belas fotografias...Belo texto...Excelente....
Beijos

LR Photography 18 de agosto de 2009 às 02:13  

Boas fotos Helena, eu sei que essa mocita a Cristina tem um jeitito para escrever!

Vasudha Narasimhan 18 de agosto de 2009 às 11:31  

excellent...i simply love your talent.....

Miguel Almeida 18 de agosto de 2009 às 17:42  

Olá Helena,

mas que belas fotos de uma definição e limpidez incriveis e o texto...bem fiquei preocupadíssimo com o que teria acontecido ao "Longos".

Alexandrina Areias 19 de agosto de 2009 às 00:52  

Olá Helena,
como sempre as fotos são fabulosas!!! e adorei este diálogo entre o 'Longos' e o seu primo 'Pernas'... mas que aflição a do 'Longos' pensar que tinha perdido as lentes...!!! lol
Beijos,

AA

gota de vidro 19 de agosto de 2009 às 15:04  

Gostei da tua explicação do Pernilongo...Não sabia.

As tuas fotos são muito belas.

Bom passar aqui.

Obrigada pela visita sempre simpática.

Um beijito

mariam [Maria Martins] 19 de agosto de 2009 às 22:43  

Helena,

Fantástico post!

As imagens são lindas! e a estória não menos! Parabéns a ambas.

um abraço e o meu sorriso :)
mariam

Valentim Coelho 20 de agosto de 2009 às 22:25  

Olá Helena,
a sequência de imagens é fantástica. Coitado do Longos que é tão distraído...
Obrigado pela informação adicional, pois fico a saber mais sobre esta ave.
Beijinhos

José Manuel Vilhena 20 de agosto de 2009 às 23:19  

Tem um blog com fotografias de uma beleza irrepreensível!
Obrigado pela saltada ao meu espaço.
um beijinho

Fatyly 22 de agosto de 2009 às 09:46  

As fotos e conto dispensam palavras por tão belas que são. Parabéns às duas:)

Ontem tive cá as netas e vim aqui ler esta e outras histórias e assim durante uma hora estiveram sossegadas.

Mas a Lilly...ai a Lilly tive que ler por duas ou três vezes:)

Obrigado por existir este magnífico blog.

Beijocas e um bom fim de semana

Remus 22 de agosto de 2009 às 12:07  

Fiquei completamente rendido à história e às fotografias.
Como sempre!

Alguns Sonhos Vividos 23 de agosto de 2009 às 20:47  

zzz Helena,
absolutamente fantástico, como sempre! É um verdadeiro prazer visitar este cantinho!
Uma beijoka e os votos de uma excelente semana!
Nádia

fcondeco 24 de agosto de 2009 às 10:29  

lindas imagens e texto , claro
beijito

Anónimo 26 de agosto de 2009 às 10:56  

Isso ficou um trabalho de profissional, lindas estas imagens, bjs

RT

Paula 26 de agosto de 2009 às 14:16  

Dez imagens maravilhosas com cores e reflexos fantásticos!
São muito lindos os pernilongos, acho que já os vi ao longe por aqui nas marinhas, mas ao perto é outra coisa:-)
A história está “bué de fixe”, parabens à autora!:-)
Parabéns também pela excelente apresentação das imagens.
Beijinhos muito grandes,
Ana Paula

Ana Lúcia 27 de agosto de 2009 às 00:18  

Adorei a história. acho que às vezes sou como o Longos, não sei onde coloco as coisas. :)
Acho que a escolha do slide foi uma boa forma de mostrar imagens do pernilongo e ainda acrescentar dinâmica às fotografias.

:.tossan® 27 de agosto de 2009 às 05:08  

Fenomenal estes pássaros, fenomenal o slide com tuas fotos perfeitas e lindas. Gosto muito do teu trabalho. Abraços

Emidio Silva 27 de agosto de 2009 às 23:06  

que conjunto de fotos magnificas.

palavras para que, com este talento so podia dar isto.

parabens

Rafeiro Perfumado 28 de agosto de 2009 às 09:18  

Aposto que o Longos usava anéis e fios de ouro e tinha uma tatuagem na asa esquerda a dizer "Buraca rules!"

Beijoca!

Menina do Rio 29 de agosto de 2009 às 20:09  

Gostei da narração, assim meio numa linguagem que chamamos de gíria; embora esses bichinhos não sejam em nada atrativos, rs...

Beijinhos querida

MENSAGENS AO VENTO 29 de agosto de 2009 às 21:00  

__________________________________


Muito bom o texto!

Eu olhei várias fotos suas e adorei! Você é excelente fotografa!!! Parabéns...



Beijos no coração!

Zélia (Mundo Azul)

_________________________________

Ajay 30 de agosto de 2009 às 16:34  

For some reason, the slide show was not running on my computer but the first shot says I am missing a lot.

ETERNA APAIXONADA 30 de agosto de 2009 às 23:31  

Olá Helena!
Muito prazer em recebê-la em um dos meus blogs e grata pela oportunidade de cá chegar e conhecer um excelente e acolhedor espaço! Parabéns pelas belíssimas postagens! Lindas fotos!
Gostei de conhecer sobre o "Pernilongo", pois aqui o que conheço é um inseto nada agradável por sinal... Como temos um mar a nos separar é provável que tenha outro nome por aí... risos
Voltarei, tenho muito a ler! Irei seguir seu blog para acessar novas postagens...
Tenha uma ótima semana!
Beijos
Helô Spitali

Lenita Nabais 30 de agosto de 2009 às 23:38  

Linda história, muito bem animada com os slides! Que belo blog, amiga! Parabéns a ti, fotógrafa e à escritora:)
Beijokas**********************

Artwoxis Blipovir 31 de agosto de 2009 às 15:04  

Aplausos e aplausos.

Pela beleza da imagem

Pelo humor transbordando deste conto, que se lê do principio ao fim.... a sorrir!

Bjs

Anónimo 1 de setembro de 2009 às 10:29  

Belíssimo texto e óptimas fotos.
Este é um blogue a seguir com muito interesse.
Parabéns.

Thami 2 de setembro de 2009 às 23:49  

Superbe ce diaporama et les réflexions de l'oiseau dans l'eau!
Bonne journée lumineuse!

One 3 de setembro de 2009 às 05:40  

Uma apresentação muito agradável de excelentes imagens da natureza!
Os meus Parabéns!

Francisco Díaz 3 de setembro de 2009 às 09:23  

Muy bonitas la fotos de tu blog, me gusta mucho el cangrejo.

don 3 de setembro de 2009 às 15:51  

A beautiful series of this bird skimming the water and having a great time. I like the varied actions you captured with your shots. Very well done.

pin gente 3 de setembro de 2009 às 17:33  

ó lena, perdi-me nas imagens!
que leque fantástico este teu.
vim deixar um beijo de saudades e também agradecer-te a visita.
beijos grandes
luísa

**Viver a Alma** 5 de setembro de 2009 às 05:05  

Salvé Lena

Sei que estou em falta e devo algumas explicações: a net andava tão lenta que me atormentava e eu parei de postar com aquela frequência, e daí ficar sem vontade de visitar outras pessoas. Depois fiquei doente com e infecçõesumas a seguir ás outras - o karma a dsfazer-se lentamente.
E para acabar... a minha mãe partiu faz hoje 1 mês.
Mas..continuo de pé...como as árvores! - embora esteja longe de ver concluído, todo este processo inerente á esta "partida".
Agora quanto ao sequencial das tuas fotos são de uma nitidez tal, que me vi na água com o Pernilongo.
Uma beleza!
Continuas a ter esse belo colírium nos teus olhos.
Abraço-te com amizade
Sempre...
Mariz

Nilson Barcelli 6 de setembro de 2009 às 12:28  

As fotos que fizeste são excelentes. Acho muito difícil fotografar aves na água... mas eu sou tudo menos fotógrafo...
O texto, bem imaginado e com sentido de humor, é igualmente excelente e encaixa nas fotos na perfeição.
Resumindo, estão ambas de parabéns.
Beijos, para ti e para a CM.

Luna 6 de setembro de 2009 às 21:03  

São lindos, elegantes, mas pela conversa dos dois penso que mesmo os bichinhos não param para escutar o outro.
beijinhos

MARIPA 10 de setembro de 2009 às 23:24  

É com um gostinho especial que entro aqui. Sei que vou encontrar,sempre, fotos excelentes e uma estórinha encantadora.

Tens um talento enorme!

Estes pernilongos nem sabem a sorte que têm em ser fotografados por ti.

Beijo e o meu carinho,para ti. Um abraço para a CM.

Carla 11 de setembro de 2009 às 11:13  

foto fantástica e um texto de encantar
finalmente regbressei ao blog e passei para te deixar um beijo e desejar um bom fim de semana

Maria José Rezende de Lacerda 11 de setembro de 2009 às 23:30  

Tem um selo “SOMOS TODOS IRMÃOS” no meu blog para você. Este selo representa o amor universal. Vamos participar desta corrente de amor, levando luz a todos os nossos irmãos.

Fotografias © Helena Paixão

Textos e poemas © Autores referidos em cada ‘post’

Fotografias, textos e poemas protegidos pelo Código dos Direitos de Autor

Postais de Paixão no Flickr

www.flickr.com
Esse é um módulo do Flickr que mostra fotos e vídeos públicos de Helena Paixão (busy, busy). Faça seu próprio módulo aqui.


Receba as actualizações deste blogue

Introduza o seu endereço de e-mail aqui:


Powered by FeedBlitz

Bichinhos carpinteiros

Bichinhos à espreita

  © Blogger template 'The Lake' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP